quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Fazenda do Rio São João.

Foram portugueses os primitivos habitantes que aqui aportaram, tendo na figura
do Major Pedro Augusto Teixeira da Motta a pessoa de maior destaque entre todos
aqueles desbravadores. Vindo de outras regiões, procurou implantar no local a
agropecuária, estabelecendo-se na Fazenda Rio São João.
Tendo em vista a excelente qualidade das terras para o plantio de cereais e
culturas permanentes, outras pessoas foram se fixando no local, dando origem, assim, à
povoação.

12 comentários:

Adriana Salomão disse...

Parabéns pela iniciativa de criação deste blog sobre a cidade de Bom Jesus do Amparo. Penso que a cidade deveria ser mais divulgada, pois além de possuir atrativos turísticos, faz parte do Circuito da Estrada Real.
Adriana Salomão.

fernando disse...

oi! ta ficando bacana este blog. e ainda bem que esta imagem e coisa do passado; pois a fazenda encontra-se mt adiantada em restauraçao. patrimonio tombada pelo iphan desde 1973! abraço do fernando guia de turismo de bom jesus do amparo

CrisSerra disse...

Linda a Fazenda do Rio São João, estive lá em 1987 com uma antiga empregada da casa e quando ainda estava em plena atividade.
Vc não tem fotos dela restaurada? Dizem que está quase pronta?

fernando disse...

oi, cris ! nao sabia disso nao. existe fotos dela sim , em fase adiantada da restauraçao. mas ainda nao esta pronta. os donos dela nao permitem fotos, pois ela nao esta aberta pra visitaçao. quem sabe quando estiver pronta! abraço pra vc!

Unknown disse...

antonio.estive la, ela ja foi restaurada,ficou maravilhosa.mas pena que não deixaram entrar,fui mal recebido.acho uma tremenda sacanagem pois se ela foi tombada deveria ser aberta ao povo,pois e um patrimonio de todos.

Unknown disse...

tambem estive la e fui mal recebido...nao entra na minha cabeça que um obra tombada por um orgao publico seja uma propriedade privada e ainda mais com portas fechadas,e pior com "capataz" sem educaçao!mas isto e Brasil...

joao miguel disse...

ESTIVE LA EM 2000 E ESTAVA TOTALMENTE ABANDONADA E NAO TINHA NINGUEM, ENTAO NAQUELA OPORTUNIDADE FILMEI TODA FAZENDA QUE ESTAVA EM RUINAS E TENHO ESTE FILME ATE HOJE

Tereza Rocha disse...

Que triste! Estive em Bom Jesus exclusivamente para conhecer a Fazenda do Rio São e me deparei com a porteira fechada e nenhuma possibilidade de ver o prédio, mesmo por fora. Acredito que prédios de interesse público não podem ser tratados desta forma.
Terezinha Rocha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse lugar muito lindo parabéns

fernando disse...

Bom dia a todos! Aos interessados na história de Bom Jesus do Amparo e sua construção contínua, na descendência de todos os cidadãos nascidos aqui, façam contato para trocar informações para a memória e história que é interesse público. Muitos na atualidade querem saber de seus antepassados, mas não sabem onde pesquisar. Constituir um arquivo público, físico e digital é de extrema importância. Uma dica para todos: guardem documentos de família, seja o tamanho ou estado físico que estiver até que analisado, digitalizado ou restaurado, fotografias, jornais, periódicos, revistas, publicações, livros, manuscritos, cadernetas, livretos, diários ou agendas pessoais (para consultas e não para exposição sem autorização), etc.
Uma data ou nome preciso num desses registros de consultado pode mudar todo o rumo da pesquisa e avançar com os trabalhos.
Estou com pesquisas genealógicas em andamento e outras vão surgindo. Tudo vai depender o que temos para consultar e a qualidade dos registros etc.
Numa dessas pesquisas que estávamos fazendo para um rapaz do RJ que tem raízes aqui, acabei descobrindo uma tia-avó nascida em Bom Jesus do Amparo-MG e toda a família dela no estado de São Paulo. Tudo começou com um e-mail da neta dessa minha tia-avó, um ano antes, perguntando sobre a cidade e com interesse de visitação.
Foi uma surpresa!
Toda fonte histórica é importante!
Obrigado pela atenção!
Fernando Gonçalves
Contato: ferghuma@gmail.com

Maria Ly disse...

Boa noite João Miguel vc ainda tem a filmagem gostaria muito fé ver para podermos guardar no memorial